Dicas de cosméticos naturais com ingredientes caseiros – Pharmacêutica

Dicas de cosméticos naturais com ingredientes caseiros

Dicas de cosméticos naturais com ingredientes caseiros

Na atualidade, a indústria cosmética é um dos setores que mais cresce no Brasil, sendo inúmeros os produtos e marcas encontradas no mercado. Prova disso é que o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). 

Mas, nem sempre os cremes existentes cabem no orçamento das mulheres. Segundo a cosmetóloga Fernanda Fialho, da Universidade de São Paulo (USP), as mulheres brasileiras podem se beneficiar com as dicas dos cosméticos naturais com ingredientes caseiros como frutas, plantas medicinais e cereais. “Além de ser divertido prepará-los, os resultados podem ser sentidos na pele”, garante a cosmetóloga, que também é farmacêutica-bioquímica responsável por Pharmacêutica e PH Cosmetics.

 Algumas dicas naturais: 

Refresque!

Quer dar uma refrescada na pele: água de rosas é uma sugestão! Compre uma água mineral de 250ml, acrescente dez gotas de óleo essencial de rosas e 1 gota de corante rosa diluído. Borrife várias vezes ao dia. O óleo essencial da rosa branca é rico em tanino que possui propriedades, tais como: adstringente, cicatrizante, antiinflamatório, anti-séptico, calmante e refrescante. 

Tonifique!

A tonificação é uma etapa importante nos cuidados com a pele do rosto, pois a condiciona a receber os próximos passos que são a hidratação e prevenção. Nessa etapa, use e abuse do alecrim. Coloque no pilão aproximadamente ½ xícara (café) de folhas de alecrim, 1 xícara (café) de álcool de cereais, deixe de repouso por 2 horas e triture com auxílio de um pistilo. Adicione 135ml de água mineral e filtre (pode ser no coador de café). Seu tônico de beleza está pronto. Após lavar a face com sabonete, passar a loção tônica com algodão. O extrato de alecrim possui propriedades importantes como: tonificante, estimulante celular, antioxidante, protetor de tecidos, ativador da circulação periférica. Não utilize por mais de 15 dias esta formulação. 

Hidrate!

Que tal hidratarmos a cútis? Máscara de aveia com iogurte, mamão e mel. Numa vasilha adicione 1 xícara de aveia, 1 copo de iogurte natural, ½ mamão papaya, duas colheres (sopa) de mel. A aveia vai hidratar profundamente as peles secas por promover a regeneração do manto hidrolipídico; no iogurte temos o ácido lático, um alfa-hidróxi-ácido, que promove a melhora na aparência e hidratação da pele pela sua suave ação química micro-esfoliante; o mel possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e absorvem impurezas dos poros da pele, deixando mais lisa e brilhante; no mamão encontramos a papaína, enzima proteolítica que promove maciez e hidratação e açúcares, sais minerais como o fósforo, cálcio, magnésio e sódio, e vitaminas A, C, e D. 

Cuide!

Vamos cuidar das manchas… Sabe a água que você deixa o arroz descansar? Esta mesma que você vai utilizar para clarear as manchas da sua pele. Deixe o arroz de molho por 15 minutos, separe a água branca proveniente e passe-a na face, deixando-a secar.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *